Sejam Bem Vindos

Estou mudando o nome do blog, mais tudo estará voltado para a educação, sendo mais específico para filmes que poderão ser trabalhado em sala de aula. Espero continuar contribuindo de alguma forma, espere que gostem e que também interajam, fazendo trocas de conhecimentos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de abril dia do Índio

                                                 Os  direitos dos povos indígenas
A atual Constituição brasileira, promulgada em 1988, garante uma série de direitos aos índios do Brasil.Os artigos diz que:
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os bens.
§2º. As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhe o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
Extraído do Capitulo VII-Dos índios
Constituição da República Federativa do Brasil.
                                                                  Desenhos de índios para pintar






Música Curumim Iê Iê
Eu sou uma índia, sou filha da luaSou filha do sol, nasci num diaQue a chuva caía, e nas nuvens do céuPintou o meu nome, com todas as coresOh! maravilhaDa mata o verde, azul do marRosa das floresAmarelo ouro, vermelho maçâÍris no céu, lilás dos sonhosHaverá sempre um arco íris maravilha
refrão:Tuiuiu iu iuSou curumim iê iêTuiuiu iu iuSou curumã arauê
Eu sou uma índia, sou filha da luaSou filha do sol, meus cabelos negrosA noite tingiu, serviu como espelhoAs águas do rio, eu falo com o ventoE com os animais, eu nado com os peixesNós somos iguaisOh! maravilha
refrão... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário